terça-feira, 11 de setembro de 2007

Se acontecer com você... Já sabe!

Neste feriadão passei por duas situações estranhas e inusitadas (sempre fico curioso com qualquer problema, principalmente se for de ordem tecnológica!), cujas soluções foram inesperadas, pelo menos para mim.
Ficam aqui as dicas caso alguém passe por algo semelhante.

1a.) Situação: O laptop começou a desligar instantaneamente , principalmente durante o dia no domingo quando a temperatura estava elevada (aconteceram outras vezes, mas não com tanta frequência). Isto estava acontecendo tanto no Windows, quanto no Linux.
Minha intuição dizia que era superaquecimento do processador. Efetuei uma pesquisa breve na Internet e minha hipótese foi se confirmando.
A pista da Internet dizia que o laptop sofria superaquecimento porque o sistema de ventilação estava sujo. Não deu outra!
Abri o laptop e fui explorando a área dos ventiladores (dois) onde se encontra o processador (não tinha a menor idéia de como desmontar... fui soltando parafusos... e outra dica: tem um parafuso que solta o processador que está colado no dissipador e dutos de ventilação, pelo menos no HP).
Quando consegui retirar o sistema de ventilação foi assustador: tanta sujeira que chegou até a formar-se uma espécie de espuma/esponja que bloqueava as entradas dos dutos de ventilação. Limpeza efetuada e agora nem a carcaça do laptop esquenta. Coisa linda! Alguns reais economizados com esta solução caseira!

2a.) Situação: O carro começou a falhar em alta e baixa (sensação de trancos na ultrapassagem, como se o motor apagasse por milésimos de segundos) a quase um mês... troquei velas, cabos... e nada! Só podia ser a bobina!
Parei numa oficina de beira de estrada para testar a bobina... Bobina nova e a falha continuava! De repente o mecânico viu faíscas na carcaça do motor, no fio de aterramento (fio terra). Mexeu no fio e tinha mau contato: o parafuso estava frouxo! Foi só apertar e tudo voltou a funcionar 100%! Nunca imaginei que o motor sem aterramento deixava a central do carro louca! Mas é isto aí... uma pista para quem estiver com problema semelhante e que não tenha solução aparente.
O que não faz um parafuso, hein?

Nenhum comentário: