terça-feira, 18 de setembro de 2007

Na web, site do Senado vira 'vergonha nacional'

A busca pela expressão "vergonha nacional" no site de procura Google mostra a página do Senado como a primeira ocorrência entre os resultados. Este fenômeno aconteceu por causa de um movimento nacional liderado por blogs, como reação ao fato do senador Renan Calheiros ter sido absolvido da acusação de ter tido despesas pessoais pagas pelo lobista de uma empreiteira.

O feito foi conseguido através de uma técnica chamada Google Bombing. Blogs estão aplicando a técnica, disseminada de forma viral. Em função da forma como o site indexa dados na Internet, quanto mais gente linkar o termo "vergonha nacional" ao site do Senado, mais acima na página de resultados ficará.

Se for colocado no Google o termo "vergonha nacional" e depois se clicar no botão "Estou com sorte", o site do Senado abrirá direto.

Entenda o caso
O Senado absolveu na última quarta-feira o seu presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), em votação por voto secreto, da acusação de ter tido despesas pessoais pagas pelo lobista de uma empreiteira.

Calheiros foi absolvido por 40 votos a 35 mesmo com a recomendação, pelo Conselho de Ética do Senado, de que fosse cassado. Ele ainda responde a duas outras representações por quebra de decoro.

Uma delas investiga se ele usou a máquina pública para beneficiar a empresa de bebidas Schincariol e a outra se ele usou laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas.

Fonte: publicado no site do Terra em 14/09/2007.

Vergonha Nacional

Nenhum comentário: