domingo, 13 de janeiro de 2008

Volatilidade na Bovespa neste Início de 2008

Um amigo questionou-me sobre a situação da Bovespa e do mercado financeiro que tem apresentado grande instabilidade a partir da metade do segundo semestre de 2007 e neste início de 2008. Segue meus comentários que compartilho com vocês.

Do que tenho observado, toda a instabilidade do mercado começou com a crise dos subprimes (financiamento imobiliário de alto risco) nos EUA . Esta crise causou prejuízos a muitos investidores, bancos, financeiras que perderam bilhões de dólares. Isto tudo foi causado pela inadimplência no setor imobiliário que é conseqüência de falta de dinheiro, de recessão. Significa que a econômia americana está em crise e como os EUA é um grande mercado consumidor, afeta naturalmente o mundo todo. Felizmente a dependência do Brasil com os EUA não é muito grande, pois o Brasil, por sorte, investiu em relações comerciais com países do Oriente Médio, da Europa e também não tínhamos muitos investimentos nestes subprimes. De certa forma estamos blindados a todo este cenário e nosso crescimento e economia vai mais ou menos bem, poderia estar crescendo muito mais, mas aí temos várias outras questões desde corrupção até a infra-estrutura do país.

Vale destacar também que estamos na expectativa do Brasil atingir o grau de investimento. Quando isto acontecer vai ocorrer muito fluxo de investimento estrangeiro no Brasil e haverá mais valorização ainda no mercado financeiro brasileiro.

Todo este cenário deixa o mercado em alerta e cauteloso, ninguém toma uma posição definitiva e fica este sobe e desce, esta volatilidade. Tudo sinal de nervosismo. A estratégia é relaxar e investir em empresas sólidas como Vale e Petrobrás, que dificilmente serão afetadas gravemente por uma crise.

Quanto a GF, naturalmente que a carteira sofre com esta volatilidade, mas a longo prazo não temos com o que nos preocupar, tudo deve se estabilizar e voltar a ter uma valorização normal.

É interessante observar abaixo os gráficos de evolução da Bovespa, do Dow Jones  e da NASDAQ para perceber como eles se desvincularam. Bom sinal para todos nós aqui no Brasil.

Dow Jones no patamar de Janeiro de 2007 Dow Jones no patamar de Janeiro de 2007.

nasdaq

NASDAQ no patamar de Novembro de 2006.

bovespa

Índice Bovespa no patamar de Setembro de 2007.
(Gráficos gerados no site www.advfn.com)
Um amigo que está morando em Toronto disse que a situação nos EUA está muito pior do que está sendo divulgado nos meios de comunicação. Os canadenses já fugiram faz tempo dos EUA e não querem saber de deixar seu dinheiro flutuando na incerteza.

Nenhum comentário: